terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Igor Clayton Cardoso

FEUDALISMO: ECONOMIA E PROPRIEDADE


O modo de produção feudal, próprio do Ocidente europeu, tinha por base a economia agrária, não-comercial, auto-suficiente, quase totalmente amonetária (ou seja, com uso restrito de moeda). A propriedade feudal, ou senhorial, pertencia a uma camada privilegiada, composta pelos senhores feudais, altos dignitários da Igreja (o clero) e longínquos descendentes dos chefes tribais germânios (a nobreza).
A principal unidade econômica de produção era o feudo, que se dividia em três partes distintas: a propriedade privada do senhor, chamada domínio ou manso senhorial, no interior da qual se erigia um castelo fortificado; o manso servil, que correspondia à porção de terras arrendadas aos camponeses e era dividido em lotes denominados tenências; e ainda o manso comunal, constituído por terras coletivas - pastos e bosques - usadas tanto pelo senhor como pelos servos.


Devido ao caráter expropriador do sistema feudal, caracterizado pelas obrigações (talha, corveia, etc), o servo não se sentia estimulado a aumentar a produção com inovações tecnológicas, pois isso significaria produzir mais - porém não para si, mas para o senhor. Por esse motivo, o desenvolvimento técnico do período foi irrelevante, de certa maneira limitando a produtividade. 



A principal técnica adotada foi a agricultura dos três campos (rotação de culturas), que evitava o esgotamento do solo, mantendo a fertilidade da terra.

Deliciosas Curiosidades

Segundo o site wikipedia, Numismática entende-se o estudo essencialmente científico das moedas e medalhas, porém na atualidade o termo “numismático” vem sendo empregado como sinônimo ao colecionismo de moedas, incluindo também o estudo dos objetos "monetiformes", ou seja, assemelhados às moedas, como por exemplo as medalhas (que têm função essencialmente comemorativa), os jetons (geralmente emitidos por corporações para identificar seus membros), moedas particulares (destinadas a circular em círculos restritos, como uma fazenda ou localidade) ou ainda os pesos monetários (que serviam para conferir os pesos das moedas em circulação).
É realmente uma delícia mergulhar na história e poder tocá-la - literalmente falando. E, as moedas são objetos que nos permitem isso.
Como neste blog não temos como fazer isso, limitamo-nos a mostrar aos leitores amigos, algumas imagens de moedas utilizadas na época.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar de nosso Blog. Sua opinião é muito importante.